Home
Cirurgia Vascular
 
 
 

Trajetória Histórica
Dr. José Mário Siqueira Marcondes dos Reis

Em 1984, vindos de diferentes áreas, reuniram-se para criar um Centro Multidisciplinar de Diagnóstico e Tratamento em Sexualidade Humana, os seguintes doutores: José Mario Reis (Cirurgia Vascular), Pedro Puech-Leão (Cirurgia Vascular), Moacir Costa (Psiquiatria) e Sidney Glina (Urologia).
Esta equipe fundou, então, o Instituto H. Ellis, nome este que foi uma homenagem ao antropólogo e psicólogo inglês Havelock Ellis, um dos primeiros autores a escrever sobre a sexualidade no fim do séc. XIX e início do séc. XX e pioneiro por afirmar naquela época que a masturbação não era pecado.
No dia 30 de junho de 1984 foi atendido o primeiro paciente com queixa de disfunção erétil no Instituto H. Ellis, em sua primeira sede situada à Rua Edgar Egídio de Souza, no bairro Pacaembu. Os primeiros pacientes do Instituto eram atendidos por toda a equipe e as condutas decididas em reunião multidisciplinar. Esta idéia foi mantida no atendimento de pelo menos 1.500 (um mil e quinhentos) pacientes.
Na evolução dos atendimentos foram sendo criados protocolos de tratamento de acordo com a necessidade de cada paciente mantendo-se a interlocução entre os membros da equipe multidisciplinar. Até o ano 2000 foram atendidos 10.000 (dez mil) casos no Instituto H. Ellis.
A partir de idéias e casuísticas geradas no Instituto foram produzidos inúmeros trabalhos publicados no Brasil e no exterior, como por exemplo, duas dissertações de mestrado, três teses de doutorado e uma de livre-docência.
O primeiro curso internacional em sexualidade foi organizado pelo Dr. José Mario Reis em 1987, no Guarujá, com a presença de seis médicos estrangeiros que apresentaram seus trabalhos, tendo como destaque o Dr. Drogo K. Montague. Este evento reuniu mais de 300 participantes, ocasião em que também foram apresentados trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Instituto H.Ellis. Esses trabalhos abrangiam desde pesquisas básicas sobre anatomia até pesquisas clínicas sobre comportamento sexual.
Ao longo dos anos, o Instituto realizou vários cursos para psicólogos e médicos, nos quais mais de trezentos profissionais fizeram a sua especialização em sexualidade, inicialmente no anfiteatro de sua primeira sede e a partir de 1988, em sua nova sede localizada na Praça Charles Miller nº 80.
Vários profissionais que iniciaram seus trabalhos como estagiários do Instituto passaram a integrar a equipe multidisciplinar, quais sejam: Oswaldo Martins Rodrigues Jr., Angelo Monesi, Aparecida Favoreto, Sidnei Di Sessa, Margareth de Mello Ferreira dos Reis, Sonia Daud, Eduardo T. Yabusaki, Fabiano Puhlman e Liany Martins.
Em 1989, o Dr. José Mario Reis implantou, junto ao Setor de Cirurgia Vascular do Hospital Ipiranga, um serviço de atendimento multidisciplinar para os pacientes da rede pública com queixas sexuais, de acordo com os mesmos princípios de atendimentos realizados no Instituto H. Ellis. Este serviço inédito na rede pública foi coordenado pelo Dr. José Mario Reis até junho de 1992.
Na mesma época o Dr.José Mario Reis implantou, no Centro de Referência da Mulher do Hospital Pérola Biyngton, um Setor de Atendimento para Sexualidade Feminina, também para pacientes do serviço público. A programação inicial para as pacientes com queixas sexuais seguia um protocolo de educação sexual composto de módulos temáticos estruturados, cujo resultado demonstrou a superação das queixas iniciais em mais de 80% das pacientes.
A sede atual do Instituto H. Ellis (desde o ano 2000) está localizada à Rua Barata Ribeiro, 237 – 13º andar, no Bairro Bela Vista, sob a direção do Dr. José Mario Reis, na qual é mantida o mesmo princípio de atendimento e de educação continuada para profissionais que atuam na área da sexualidade. Completam a equipe os psicólogos especializados em Educação e Terapia Sexual: Margareth de Mello Ferreira dos Reis, Eduardo T. Yabusaki e Adriane Beatriz Branco.
Essa mesma equipe é responsável pelo Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação da Saúde Sexual e Terapia Sexual no Centro de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Outros Textos deste Autor
Outtros Textos desta Subsecao


Este site é mantido por: Margareth de Mello Ferreira dos Reis