Home
Cirurgia Vascular
 
 
 

Varizes de Membros Inferiores na Melhor Idade
Dr. José Mário Siqueira Marcondes dos Reis

Varizes de membros inferiores na melhor idade

A doença venosa é crônica e progressiva. Em geral, os sintomas são suaves e as manifestações clínicas também, o que, se traduz em histórias de 15 a 20 anos, com repercussão apenas na melhor idade.
O aparecimento das veias dilatadas nesta época da vida não é impedimento para corrigi-las, principalmente, quando estas veias estão modificando a estética e também a funcionalidade do membro afetado.
A correção cirúrgica é às vezes contra indicada em virtude da idade e do risco anestésico ou pós-operatório. Por isso, existe necessidade de usar métodos diferentes que tornem viável o procedimento.
Um método atual que merece citação e ênfase é o uso da escleroterapia com espuminha cujo resultado têm sido promissor, corrigindo as varizes e levando à diminuição da pressão venosa e conseqüente melhora funcional dos sintomas das varizes.
A experiência com esse tipo de tratamento tem mostrado resultados muito satisfatórios que nos levam a acreditar que seria a primeira indicação para os pacientes da melhor idade.
O procedimento é simples em geral realizado no consultório, podendo ou não ser acompanhado por ultra-som, sem necessidade de internação e com repouso relativo apenas após o procedimento.


Outros Textos deste Autor
Outtros Textos desta Subsecao


Este site é mantido por: Margareth de Mello Ferreira dos Reis